LANÇAMENTO DO PROJETO BIG 2050.



Estive nesta manhã de 3ª feira, dia 19/09/2017, acompanhado pelo o Secretário Municipal do Ambiente, Fabrício Soares, no auditório de reuniões do Museu do Amanhã no Rio de Janeiro, participando do encontro de lançamento do Projeto BIG - Baía de Ilha Grande 2050.

A Iniciativa BIG 2050 é um mecanismo voltado à Gestão Integrada de Ecossistemas baseados em incentivo, a partir do monitoramento e saúde ambiental da referida baía que tem o propósito de financiar projetos e ações voltadas para o eco turismo e ações de desenvolvimento sustentável de nossa baía em projetos, ideias e empreendedorismo.
Na oportunidade foram apresentados 160 projetos desta natureza dentro da proposta na BIG, e após uma bateria de seleções, 13 projetos foram escolhidos em diversas áreas de pesca, maricultura, meio ambiente, turismo de base comunitário dentre outros.
Esta iniciativa da BIG 2050 tem como parceiros o governo estadual por meio da SEA - RJ, INEIA - RJ, Governo Federal por meio do Ministério do Meio Ambiente, as Prefeituras de Paraty e Angra dos Reis, a FAO - Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura. Com o apoio e execução de projetos através dos Institutos GEF - Global Envoronment Facility e o Instituto CERT responsáveis pela capacitação, orientação e seleção de cada projeto, bem como responsáveis pelo acompanhamento e aplicabilidade de cada projeto.
A Ideia do BIG 2050, é que a cada ano abram novas oportunidades para novas apresentações de projetos.
Como prioridade do município, estamos pleiteando apoio para aporte de recursos financeiros para implementarmos o plano de manejo da nossa APA Marinha.
Recomendo que os interessados fiquem atentos porque novas oportunidades surgirão.
Bons ventos para nossa BIG 2050!

Comentários