Utilização do Cais de Turismo. Reunião com os barqueiros


 Em mais uma reunião ontem ( 25/09) no Paço Municipal, Câmara Municipal, Prefeitura e Barqueiros buscam uma solução negociada para a utilização do Cais de Turismo. O Presidente da Câmara, Luciano Vidal, o Vereador Stanley, o Secretário de Finanças Leônidas, o Secretário de Turismo Wladimir e o Secretário de Planejamento Robson ouviram dos barqueiros de médio e pequeno porte sugestões e propostas para o decreto que vai ser encaminhado ao Prefeito com o objetivo de reformular a lei vigente.

O Município propõe como forma de diminuir a desigualdades de oportunidades entre as embarcações: Aumento de tributação para os grandes saveiros; proibição de atracação permanente no cais: fiscalização e controle de cozinhas a bordo:

- Repito que não é minha intenção acabar com as embarcações de grande porte no cais, o que desejo é que as oportunidades sejam iguais e que as famílias dos barqueiros menores não sejam prejudicadas, explicou Vidal.

Entre as principais reivindicações dos barqueiros está o aumento do policiamento à noite no cais: aumento da propaganda dos passeios dos barcos menores e fortalecer a estrutura política através da criação de uma associação. O Secretário de Planejamento comentou que com a organização será possível procurar financiamento para as obras de restauração de embarcações:

- Esse tipo de passeio é uma das marcas de Paraty, eu diria que é uma questão cultural. Com a criação da associação poderemos articular uma ação conjunta em busca destes recursos, explicou Robson.

No final do encontro o Vereador Vidal pediu aos barqueiros que não se envolvam em protestos violentos e nem em depredação do patrimônio público:

- O poder público que ajudar e orientar os barqueiros para a solução dessas reivindicações, portanto precisamos estar atentos a ação de oportunistas que querem manchar a imagem desta classe trabalhadora, disse o Presidente da Câmara.




Comentários