Zonas de Uso Conflitante em debate.


A reunião de ontem 29/08 agendada pelo coordenador da APA Cairuçu Eduardo Godoy com o coordenador do ICMbio da Região Sudeste Luis Felipe e mais o Prefeito Casé, Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente e o Presidente da Câmara Luciano Vidal, não pode ser realizada.  Assim mesmo Vidal se encontrou com representantes da Secretaria de Pesca, SEDUMA e representantes das Ilhas e Colônia de Pescadores.

O objetivo foi discutir a questão das Zonas de Uso Conflitante e estabelecer uma nova data para o encontro, ficou acertado o dia 04/09 às 9 horas no Salão da Câmara:

- Pretendemos fazer um planejamento de ações da Prefeitura de Paraty através das Secretarias de Agricultura e Pesca Turismo, Educação, SEDUMA e Procuradoria do Município. Vamos ouvir também a Colônia de Pescadores, Associações de Moradores, Associação de Maricultores e representantes dos habitantes e comerciantes das Ilhas da Baia de Paraty. Serão desenvolvidas medidas administrativas e jurídicas para defender os interesses do Município, explicou o Vereador.

As principais reivindicações são relativas à remediaçao de algumas ilhas que beneficiam o desenvolvimento turístico, como: Catimbau, Sapeca, Kontik, Ilha Rasa, Araujo, Algodão, Cedro, Pelada Grande e Ilha do Breu:

- Que fique bem claro que as questões jurídicas dessas ilhas como crimes ambientais etc., ficam por conta seus proprietários e administradores, estamos apenas adequando sua configuração com base no Plano Diretor do Desenvolvimento Turístico Município. Cada secretaria vai cobrir sua área e produzir seu relatório, com isso, pomos fim à alegação dos órgãos ambientais de que o Município não define realmente o que quer, explicou o Presidente da Câmara.       

Comentários