Visita a Ponta Grossa


Neste último domingo 14.04.2013, um grupo reunindo o Presidente da Câmara, Vereador Vidal; o Secretário de Saúde, DR. Vanderlei; O Presidente da Associação de Moradores, Sabiá, o Vice, Fabiano; O Presidente da AMAPAR, Fabrício e o Presidente da Colônia de Pesca Z18, Márcio Alvarenga, visitaram as instalações do Posto de Saúde da Ponta Grossa.

O encontro foi solicitado pela direção da Associação diante da precariedade em que se encontram as duas casas destinadas ao atendimento a comunidade. A primeira abandonada e sem manutenção há mais de 8 anos e a segunda, alugada para suprir as deficiências da primeira. Em ambos os casos o legado deixado pela administração anterior é catastrófico.

- A primeira casa está num terreno da Prefeitura Municipal de Paraty e poderia ter recebido recursos da Eletronuclear numa condicionante da Usina Angra III. Para esta verba ser liberada precisava apenas da conclusão de um Projeto, que chegou a ser feito pela população, mas não teve acolhida do governo anterior. Explicou Vidal

Como paliativo o Governo anterior alugou uma casa num lugar totalmente inadequado e de difícil acesso a idosos e portadores de necessidades especiais. Segundo a população o antigo secretário, nunca esteve no local para verificar as reais condições dos imóveis destinados à saúde.

- Na verdade este Posto de Saúde teria que ser num local mais próximo da costeira, o que facilitaria o acesso de todos sem ter que subir este grande morro íngreme. Para piorar, encontra-se com vários problemas de manutenção e necessita de muitos reparos. Ou seja, além de não reformar e/ou construir um novo Posto, ainda alugaram uma casa muito precária. Comentou o Dr. Vanderlei.

Durante a visita todos se mostravam indignados com descaso com a comunidade.

- Esta é a realidade e a herança que o governo Zezé deixou, e ainda querem criticar o atual governo com apenas 100 dias. Isso é uma vergonha e uma falta de respeito com a comunidade, essas pessoas não tem pudor e nem respeito pelo ser humano faziam o que bem entendiam a margem da Lei e da vontade do povo. Desabafou o Vereador Vidal.

O Dr. Vanderlei em visita ao Ministério da Saúde em Brasília foi informado que o SUS obtém um Programa que contempla a construção de Postos de Saúde, para isso precisa da área legalizada e em nome da Prefeitura. O Projeto é doado pelo próprio SUS.

- O que o Prefeito Casé esta fazendo é um levantamento de todas as áreas do município para legalizar junto ao Cartório, pois quase todos os bens da prefeitura não tem registro de propriedade, ou seja, passaram também 8 anos e nada fizeram para resolver esta questão. Teremos que começar do zero. Explicou Vidal.

Este Posto de Saúde se tivesse funcionando, além de atender aos moradores poderia atender a todos os usuários de embarcações de turismo, passageiros, pesca e visitante. Seria o local mais próximo para socorrer a população e poderia funcionar como um posto regional.




















Comentários