Vidal indica pescador Dirceu para receber Medalha de Mérito e Jayme para Cidadão Paratiense

 

27 e 28.02.10 Dia da Cidade 022Vidal Na sessão solene da Câmara Municipal de Paraty, realizada no dia 27 de fevereiro, às 19h, na Casa de Cultura onde foram agraciadas várias pessoas com o título de Cidadão Paratiense e Medalha Condecorativa “Mérito do Inconfidente Salvador do Amaral Gurgel”. A solenidade foi em comemoração aos 343 anos de Emancipação Político Administrativa do Município de Paraty.

O vereador Luciano Vidal foi um dos que indicaram os agraciado: o pescador Dirceu João Artilino, dono da embarcação Mar da Galiléia. E também, e Jayme Tavares Filho que é Superintendente Estadual do Rio de Janeiro do Ministério da Pesca e Aqüicultura. Aproveitou a oportunidade, quebrando o protocolo e deu várias Moções de Aplauso pra funcionários do MPA.

A justificativa para a Medalha do pescador Dirceu é a seguinte:

27 e 28.02.10 Dia da Cidade 043Dirceuok Justifica-se a presente Concessão de COMENDA MÉRITO DO INCONFIDENTE SALVADOR DO AMARAL GURGEL AO PESCADOR SR. DIRCEU JOÃO ARTILINIO, pelo fato relevante primeiramente da sua conduta ilibada e pelos seus trabalhos prestados no setor pesqueiro de Paraty, principalmente pela sua bravura exercida até hoje encarando mares e terras para obter o sustento de sua família, mesmo que aposentado, hoje com 73 anos de idade, o referido pescador ainda pesca em sua embarcação de nome MAR DA GALILÉIA, enfrentando mares, tempestades, e condições adversas da natureza, muito das vezes passando por risco de vida, devidos as condições estáveis de tempo em cima d água a bordo de sua embarcação.

Nota-se que além de enfrentar o Mar em seu dia a dia, onde extraí o sustento de sua família, o Pescador Dirceu, já mais deixou de exercer sua função social na participação dos diversos eventos promovidos pelo setor pesqueiro na busca de melhores condições Para classe pesqueira de Paraty.
O pescador Dirceu, exerce a sua função como pescador desde a década de 1950, nascido na Praia do Sono e criado na Ilha do Proveta na Ilha Grande no município de Angra dos Reis, casado com a Sra. Marina do Saco do Mamanguá com quem constituiu família e vive até hoje matrimonialmente e obtém 04 filhos, tendo seu retorno ao município de Paraty na década de 1980, onde passou a residir no bairro da Mangueira e Hoje reside no bairro da Ilha das Cobras.


27 e 28.02.10 Dia da Cidade 042Dirceu1 Além do embarque em sua embarcação de nome MAR DA GALILÉIA, o referido pescador já enfrentou diversos, mares, baias e oceanos por toda costa Brasileira, no desafio de manter o sustento de sua família, exercendo sempre sua profissão com dedicação, coragem e sensatez, embarcado nos Portos de Santos, Ubatuba, Angra dos Reis, Itacuruçá, Niterói no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, pescando em todo litoral da costa Sul e Sudeste de Brasil.


Um dos fatores importantes de serem lembrados é que o referido pescador, apesar de sua idade avançada aos 73 anos, não deixou de exercer sua profissão, sempre encarando o mar em seu dia a dia pescando solitariamente a bordo de sua embarcação MAR DA GALILÉIA na Baia de Paraty, pois como podemos observar que nesta idade o referido pescador poderia ter pendurado sua chuteira, mas como as necessidades da vida lhe obriga ao trabalho, o mesmo ainda encontra força e coragem para exercer esta profissão de forma braçal para defesa e do sustento de toda sua família, sendo na verdade um exemplo de vida para todos nós cidadãos paratiense, pela sua garra, coragem e dedicação na sua profissão, mesmo que perigosa, jamais se furtou das suas responsabilidades assumidas até o dia de hoje, passando neste momento a entrar para história e um marco de todos os pescadores da nossa região.


Sendo estes e muitos outros motivos louváveis, é que dão à garantia deste vereador estar indicando o pescador Sr. DIRCEU JOÃO ARTILINO, para que seja lhe concebido a COMENDA MÉRITO DO INCONFIDENTE SALVADOR DO AMARAL GURGEL, pela sua experiência e dedicação a vida do mar como pescador sábio da nossa cidade.

Jayme Tavares Cidadão Paratiense

27 e 28.02.10 Dia da Cidade 027Jayme Quanto ao Jayme Tavares, que é Superintendente Estadual do Rio de Janeiro do Ministério da Pesca e Aqüicultura.

A justificativa para a concessão do Titulo Honorário de Cidadão Paratiense ao Ilustríssimo Superintendente Estadual do Rio de Janeiro do Ministério da Pesca e Aqüicultura Digníssimo Sr. Jayme Tavares Ferreira Filho, pelos seus relevantes trabalhos prestados as comunidades dos setores produtivos da Pesca e Aqüicultura no Município de Paraty, nos últimos 07 anos, não só ao nosso conhecimento e como também pelo reconhecimento das entidades de Aqüicultura e Pesca de Paraty, através da AMAPAR Associação dos Maricultores de Paraty, Colônia de Pescadores Z 18 de Paraty e atestado pelo Conselho Municipal de Política Agrícola e Pesqueiro de Paraty, em reunião realizada dia 07 de agosto de 2009.

Dentro dos principais trabalhos desenvolvidos pelo Sr. Jayme a frente da Superintendência do MPA no Rio de Janeiro, pode observar um grande avanço no qual o mesmo vem encarando com afinco, dedicação e determinação, principalmente na aventura e coragem de dirigir um órgão estadual do governo federal, com recurso escasso e com um numero reduzido de funcionário chegando ao teto de seu limite para atender 93 municípios que compõe o estado do Rio de Janeiro, na busca de entendimento e de melhorias para o desenvolvimento destes tão importantes setores produtivos de geração de alimentação emprego e renda desta nação.

27 e 28.02.10 Dia da Cidade 024Jayme1 No município de Paraty, podemos atestar a presença marcante que o Sr. Jayme, vem fazendo nestes últimos 07 anos na defesa dos pescadores, maricultores e propondo diversas ações de adequações e de desenvolvimento para cidade, vale lembrar ainda para os devidos fins, os diversos conflitos existentes dentro destes setores que vem afligindo a essas classes sofridas, sempre debatendo e principalmente defendendo os Pescadores e Aquicultores de Paraty na luta de seus direitos.

Não pode deixar de se registrar sobre a sua luta na concessão de um espaço publico para o desembarque de pescado como o Terminal Pesqueiro da Ilha das Cobras, um sonho que esta virando realidade para toda classe pesqueira.

Intervenção de Projetos para melhoria e qualidade de vida dos nossos cidadãos como as Barracas para Feira do Peixe, a Fabrica de Gelo já instalada na comunidade da Trindade e ao Programa do Tele centro da Pesca que esta sendo concedido para comunidade da Praia Grande em Parceria com Secretaria Municipal de Educação.

27 e 28.02.10 Dia da Cidade 011Público O fomento para parcerias de pesquisas, educação ambiental, estudos e estatísticas pesqueira de Paraty em parceria com a Secretaria Municipal de Pesca e Agricultura e com a Secretaria Municipal de Educação, AMAPAR, Colônia de Pescadores Z 18 e Universidades como a UFRJ e a UERJ.
O fomento e ao desenvolvimento da Maricultura através de doação de sementes de moluscos e alevinos de peixes em parceria com o IEDIBIG, ELETRONUCLEAR, Petrobras, PREFEITURA MUNICIPAL DE PARATY e as instituições ligadas ao setor como a AMAPAR e COLONIA Z18 DE PARATY.

Estes são apenas algumas das várias justificativas que se tem para o agora cidadão Paratiense receber a homenagem.

 

Vidal o protocolo e dá Moções de Aplausos

27 e 28.02.10 Dia da Cidade 031VidaleMoção O vereador Luciano Vidal, aporveitou a solenidade para entregar várias Moções de Aplausos aos funcionários do MPA que dealguma forma contribuem para o desenvolvimento da Pesca em Paraty.

Comentários