BANCO DO BRASIL APÓIA ARTESÃOS

OFICINA DE APRIMORAMENTO DO PLANO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL DO BANCO DO BRASIL PARA O ARTESANATO DE PARATY

Aconteceu nesta quinta-feira dia 21 de janeiro do corrente ano a primeira oficina de aprimoramento do plano estratégico de negócios de desenvolvimento sustentável do Banco do Brasil para o artesanato de Paraty.

O evento ocorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal de Paraty, promovido pela Agência do Banco do Brasil, representado pela Gerente de Negócios Naiara Sebben, a assistente Kelli, e o representante da Superintendência Regional do Banco do Brasil de Volta Redonda Alex Martins, que contou com a colaboração e articulação do Vereador do PMDB de Paraty Sr. Luciano Vidal.

Estiveram presentes na referida oficina a Secretária Municipal de Promoção Social Sra. Maria da Graça, o Subsecretario de Promoção Social Sr. Paulino, o Secretario Municipal de Turismo e Cultura Sr. Amauri Barbosa, a Chefe de Desenvolvimento Local do SEBRAE de Paraty Sra. Maria Auxiliadora e diversos representantes das entidades civis ligadas ao artesanato de Paraty tais como Sr. Sinei e a Sra. Dilsa do Quilombo do Campinho, Sr. Almir Ta da Associação das Artesãs da Ilha do Araújo, Sr. Carlos Amilton representando a Cooperativa de Artesanatos Saira 7 Cores, Sra. Evandra representando a Associação dos Artesãos de Trindade, indígena Sra. Ivanildi da Assiguaçu, a Professora Flora da Associação dos Trançados de São Roque, a Sra. Lainia da Associação dos Artesãos do Paraty – Mirim e o Sr. Pedro representando a ARPA Associação dos Artesãos de Paraty da Feira dos Artesanatos da cidade dentre outros membros artesãos presentes no evento.

Os Objetivos Gerais e Ações Sugeridas foram: 1 – Abrir conta bancária e análise das demandas de micro créditos dos Artesãos, 2 – Fortalecer o Associativismo e o Cooperativismo incentivando, organizando e formando grupos de artesãos em associações e cooperativas; 3 – Estabelecer novos locais de comercialização para o artesanato local; 4 – Aprimorar a comercialização da produção do artesanato criando um Selo e uma Marca para o artesanato local; 5 – Articular a expansão do Plano de Negócios de artesanato para toda a Costa Verde; 6 – Promover a Inclusão Social através de instalação do Programa Arca das Letras e Projetos de Alfabetização; 7 – Oferecer capacitação técnica para os artesãos e realizar oficinas e dentre a pauta dos objetivos foram feitos as apresentações dos parceiros, sendo discutidos os pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades da atividade produtiva, foi definido na reunião a Criação de um Comitê Gestor ligado ao Conselho Municipal de Turismo e Cultura de Paraty para dar seguimentos aos trabalhos com a proposta de serem desenvolvidos.

Ao final do encontro, foram assinados os Termos de Cooperação Técnica e de autorização de publicação do Plano Via Internet. A próxima reunião ficou agendada para o dia 03 de fevereiro de 2010 as 15:h para formação e constituição do Comitê Gestor.

Comentários