Câmara concede comenda ao pescador Dirceuzinho

CONCEDE A COMENDA MÉRITO DO INCONFIDENTE SALVADOR DO AMARAL GURGEL AO PESCADOR SR. DIRCEU JOÃO ARTILINIO.



A Câmara Municipal de Paraty, no uso de suas atribuições que lhe confere em conformidade com o disposto no artigo 32, inciso XVI, da Lei Orgânica do Município APROVA e eu PROMULGO a seguinte RESOLUÇÃO.:


Artigo 1º. – Fica concedido a Medalha Condecorativa “Mérito do Inconfidente Salvador do Amaral Gurgel” ao pescador Senhor DIRCEU JOÃO ARTILINIO;


Artigo 2º. – A presente Medalha é concedido ao referido cidadão, como parte integrante pelos seus bons serviços prestados de dedicação ao setor pesqueiro deste município, que é encarado e exercido com muita coragem e dedicação desde sua infância até a presente data.


Artigo 3º. – Esta RESOLUÇÃO entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrario.



Paraty/ RJ, Sala das Sessões em 23 de Julho de 2009.

Autor



Luciano de Oliveira Vidal
Vereador - PMDB




JUSTIFICATIVAS


Justifica-se a presente Concessão de COMENDA MÉRITO DO INCONFIDENTE SALVADOR DO AMARAL GURGEL AO PESCADOR SR. DIRCEU JOÃO ARTILINIO, pelo fato relevante primeiramente da sua conduta ilibada e pelos seus trabalhos prestados no setor pesqueiro de Paraty, principalmente pela sua bravura exercida até hoje encarando mares e terras para obter o sustento de sua família, mesmo que aposentado, hoje com 73 anos de idade, o referido pescador ainda pesca em sua embarcação de nome MAR DA GALILÉIA, enfrentando mares, tempestades, e condições adversas da natureza, muito das vezes passando por risco de vida, devidos as condições estáveis de tempo em cima d`água a bordo de sua embarcação.

Nota-se que além de enfrentar o Mar em seu dia a dia, onde extraí o sustento de sua família, o Pescador Dirceu, já mais deixou de exercer sua função social na participação dos diversos eventos promovidos pelo setor pesqueiro na busca de melhores condições Para classe pesqueira de Paraty.

O pescador Dirceu, exerce a sua função como pescador desde a década de 1950, nascido na Praia do Sono e criado na Ilha do Proveta na Ilha Grande no município de Angra dos Reis, casado com a Sra. Marina do Saco do Mamanguá com quem constituiu família e vive até hoje matrimonialmente e obtém 04 filhos, tendo seu retorno ao município de Paraty na década de 1980, onde passou a residir no bairro da Mangueira e Hoje reside no bairro da Ilha das Cobras.

Além do embarque em sua embarcação de nome MAR DA GALILÉIA, o referido pescador já enfrentou diversos, mares, baias e oceanos por toda costa Brasileira, no desafio de manter o sustento de sua família, exercendo sempre sua profissão com dedicação, coragem e sensatez, embarcado nos Portos de Santos, Ubatuba, Angra dos Reis, Itacuruça, Niterói no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, pescando em todo litoral da costa Sul e Sudeste de Brasil.

Um dos fatores importantes de serem lembrados é que o referido pescador, apesar de sua idade avançada aos 73 anos, não deixou de exercer sua profissão, sempre encarando o mar em seu dia a dia pescando solitariamente a bordo de sua embarcação MAR DA GALILÉIA na Baia de Paraty, pois como podemos observar que nesta idade o referido pescador poderia ter pendurado sua chuteira, mas como as necessidades da vida lhe obriga ao trabalho, o mesmo ainda encontra força e coragem para exercer esta profissão de forma braçal para defesa e do sustento de toda sua família, sendo na verdade um exemplo de vida para todos nós cidadãos paratiense, pela sua garra, coragem e dedicação na sua profissão, mesmo que perigosa, jamais se furtou das suas responsabilidades assumidas até o dia de hoje, passando neste momento a entrar para história e um marco de todos os pescadores da nossa região.



Sendo estes e muitos outros motivos louváveis, é que dão à garantia deste vereador estar indicando o pescador Sr. DIRCEU JOÃO ARTILINO, para que seja lhe concebido a COMENDA MÉRITO DO INCONFIDENTE SALVADOR DO AMARAL GURGEL, pela sua experiência e dedicação a vida do mar como pescador sábio da nossa cidade.


Neste sentido é que subscrevo e solicito as considerações legais desta Casa Legislativa para o reconhecimento do supramencionado cidadão a ser condecorado neste município.


Sala das Sessões em 02 de Dezembro de 2009.


Autor



Luciano de Oliveira Vidal
Vereador - PMDB

Comentários