CONVITE

Prezados (as) Senhores (as)

Com o objetivo de ajudar na divulgação, estou repassando em anexo o Convite da Prefeitura e da UFRJ, que dispõe sobre o apoio e amparo legal para formação institucional de Associações e Cooperativas, haja vista que o nosso município sofre muito pela falta da participação popular, talvez por falta de interesse, por desconhecimento, e também por uma questão cultural, por outro lado esse apoio que a Prefeitura junto com a UFRJ estão tentando promover é de grande importância para organização social de Paraty. Portanto, solicito o empenho de todos na divulgação deste convite, e também na participação efetiva de todos interessados.

Hoje podemos observar que há uma carência notória de formação social e de cooperação a todos os seguimentos sociais de Paraty, e talvez esta seja a oportunidade para mudar essa história.

Aproveito a oportunidade para chamar a atenção dos pescadores e articuladores da pesca que estão também no processo de formação de Cooperativa, e neste ano, já demos o primeiro passo que foi a fundação de uma Cooperativa de Pesca "COOPESA", que está em fase de regulamentação, e um dos obstáculos para conclusão da formação é justamente a capacitação técnica de como se socializar e administrar uma Cooperativa. Portanto, esta ação é uma grande oportunidade também para os pescadores, e da mesma forma peço o empenho de todo seguimento pesqueiro.

Outros seguimentos já formaram suas Cooperativas, e outros ainda estão querendo formar, como é o caso da Cooperativa de Artesanato, a Cooperativa de produtores rurais "PACOVA e outras mais.

Por tanto, solicito mais uma vez, o empenho de todos na divulgação deste convite, e na participação efetiva de todos interessados.

Bons ventos, mares limpos e águas seguras.

Att.: Vereador Vidal

Presidente da Comissão de Defesa do Cidadão e do Meio Ambiente da Camara Municipal

(024) 3371 - 7513 / 9945-2031

CONVITE

Exmo. Srº.

A Secretaria Executiva de Governo, convida você para participar da Apresentação Pública do Projeto da UFRJ "Incubadora Tecnológicas de Cooperativas Populares" ITCP, à realizar-se no dia 10/08/09, segunda- feira de 10h às 13h na Casa de Cultura de Paraty e das 14h às 16h no Auditório da Prefeitura Municipal de Paraty.

A Prefeitura de Paraty em parceria com o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ITCP/COPPE/UFRJ) apóia Projeto Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares. O projeto terá duração de 2 a 3 anos e visa estruturar cooperativas e associações de classe do município.

A ITCP - Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares foi concebida como um instrumento de transferência do saber acumulado na Universidade para setores social e economicamente excluídos da sociedade.

A incubação é um processo de educação continuada baseado no binômio, assessoria - educação cooperativista com reforço na educação formal, contribuindo para a formação da cooperativa e do indivíduo.

Uma vez estabelecido o projeto da cooperativa, inicia-se a incubação propriamente dita. No período de aproximadamente 3 anos, a equipe da Incubadora, cooperados e parcerias, buscam desenvolver atividades - cursos, projetos, treinamento, articulações e participação política -, que permitam o desenvolver os cooperados e dar sustentabilidade à cooperativa.

Desde já agradecemos sua Presença.

Att,

Tainá R. O. Alvarenga

Relações Públicas

Secretaria Executiva de Governo

Comentários