Várzea do Corumbê, Praia de São Gonçalo e Ilha do Pelado Grande, Cais do Pouso da Cajaíba e da Ponta da Juatinga , Cais do Paraty – Mirim

Na sessão do dia 10 de junho de 2009, o vereador Luciano Vidal apresentou mais quatro indicações na Câmara Municipal de Paraty, são elas: Vistoria e Fiscalização na Rede de Energia Elétrica do bairro da Várzea do Corumbê, Construção de dois Cais na Praia de São Gonçalo e Ilha do Pelado Grande, Construção do Cais do Pouso da Cajaíba e da Ponta da Juatinga e Construção do Cais do Paraty – Mirim.

Com relação à primeira Vistoria e Fiscalização na Rede de Energia Elétrica do bairro da Várzea do Corumbê pede que se Oficie ao Prefeito Municipal de Paraty, Sr. José Carlos Porto Neto, que seja solicitado da AMPLA Companhia de Energia Elétrica com cópia a 09.06.10 Sessão da Câmara 006 ANEL Agência Nacional de Energia Elétrica, atendendo ao pedido da Associação de Moradores da Várzea do Corumbê, uma Vistoria e Fiscalização na Rede de Abastecimento de Energia Elétrica da comunidade em questão para verificação de problemas de PICOS DE ENERGIA que vem ocorrendo constantemente naquela localidade, pois os moradores alegam que têm reclamado diariamente para AMPLA, sobre a questão que vem afetando o abastecimento de energia domiciliar, e que infelizmente, esta situação não está sendo foi solucionada até o momento.

Esta indicação é justificada pois há uma necessidade URGENTE de fiscalização e vistoria na rede de abastecimento de energia Elétrica da Comunidade da Várzea do Corumbê, pelo fato de diversas reclamações dos moradores que constantemente, alegam que vem ocorrendo pico de energia na comunidade.

Os moradores alegam que não entendem o porque desta situação vem ocorrendo naquele bairro, uma vez que a Subestação de Abastecimento de Energia Elétrica de Paraty, esta localizada nesta comunidade.

Cais na Praia de São Gonçalo e Ilha do Pelado Grande

Outra indicação solicita da Secretaria Municipal de Planejamento e a Secretaria Municipal de Obras, atendendo ao pedido da Associação dos Barqueiros da Praia de São Gonçalo e Ilha do Pelado Grande e da Associação de Moradores de São Gonçalo, a Construção de dois Cais de Passageiros e suas Cargas, sendo um na PRAIA DE SÃO GONÇALO e outro na ILHA DO PELADO GRANDE em forma de Trapiche para atender as demandas dos Barqueiros e principalmente dos usuários e Turistas que freqüentam este paraíso Eco - Turístico da baia de Paraty.

Justifica-se a indicação pois é grande a necessidade de se construir os Cais de Passageiros nestes locais, devido o grande acesso de pessoas entre eles paratienses e Turistas que freqüentam e visitam os locais, e por falta de uma estrutura de embarque e desembarque, esta situação dificulta a vida dos usuários e principalmente dos Barqueiros da região, pois com a construção se poderá acondicionar melhor os passageiros como também deverá minimizar os conflitos entre os barqueiros desta região, por falta de um melhor ordenamento destas estruturas de apoio. Vale lembrar que na Ilha do Pelado Grande, poderá ser construída uma estrutura menor tipo Trapiche para atender a demanda local.

Construção do Cais do Pouso da Cajaíba e da Ponta da Juatinga

Esta outra indicação pede que seja solicitado da Secretaria Municipal de Planejamento e a Secretaria Municipal de obras atendendo ao pedido dos Moradores dos Bairros da Ponta da Juatinga e Pouso da Cajaíba a Construção de um Cais de Embarque e Desembarque de passageiros e suas cargas nas Comunidades em questão para atender todos os moradores desta região.

09.06.10 Sessão da Câmara 007 Justifica-se primeiramente o direito de ir e vir de todos os moradores destas duas comunidades, onde muitos têm que desembarcarem suas cargas e passageiros dentro da água correndo situação de perigo constante, principalmente quando o tempo fica ruim o que dificulta o embarque e desembarque de neste local.

É inadmissível que estes moradores têm de passar por esta situação precária por falta de um Cais de embarque e desembarque, pois estas comunidades vivem isoladas e o único acesso é feito por via marítima.

Esta situação torna-se mais constrangedora para o embarque e desembarque de crianças, idosos, gestantes e doentes e ainda é mais sério quando o tempo fica ruim, não permitindo o acesso destes moradores até suas embarcações para chegarem ao seu ponto de destino.

Construção do Cais do Paraty – Mirim

A última indicação pede que seja solicitado da Secretaria Municipal de Planejamento e a Secretaria Municipal de Obras atendendo ao pedido dos Moradores dos diversos Bairros da Região Sul da Zona Costeira de Paraty, a Construção de um Cais de Embarque e Desembarque de passageiros e suas cargas na Comunidade do Paraty Mirim para atender todos os moradores desta Região.

Justifica-se primeiramente o direito de ir e vir de todos os moradores do Paraty – Mirim, bem como os demais residentes na Zona Costeira daquela Região, onde muitos têm que desembarcarem suas cargas e passageiros dentro da água e a situação piora quando o tempo fica ruim dificultando o embarque e desembarque no local.

É inadmissível que estes moradores têm de passar por esta situação precária por falta de um Cais de Embarque e Desembarque, pois o poder público não consegue o Licenciamento para construção de um cais na comunidade para atender a todos moradores da Zona Costeira da Região Sul de Paraty.

Vale lembrar que este Cais deverá beneficiar as seguintes comunidades (Paraty - Mirim, Saco do Funil e Fundão, Ilha do algodão, Saco do Mamanguá, Pouso da Cajaíba, Praia Grande da Cajaíba, Calhaus, Saco das Anchovas, Saco da Sardinha, Ponta da Juatinga, Martim de Sá e Cairuçú das Pedras), onde estes moradores deverão ser beneficiados para encurtar o caminho até Paraty, não só os moradores mais também os pescadores desta Região no desembarque de pescado.

Comentários