Inaugurado a 1ª fase do Terminal Pesqueiro

 

09.06.06 Terminal Pesqueiro 002 Foi inaugurado no sábado 06 de junho de 2009 a primeira fase do Terminal Pesqueiro Nicolau José Albino na Mangueira. Este terminal vem atender ao pedido dos pescadores de Paraty, que até então se utilizavam do cais da cidade onde atracam os barcos de turismo.

Estiveram presentes, além da família do homenageado, várias autoridades como Jayme Tavares, da SEAP, o prefeito José Carlos Porto, o Presidente da Câmara vereador Deilimar e seus pares Rangel e Pastor Izaques;. Bem como os secretários municipais Cezar Romero, Portinho e Adilson Coxado,  a FIPERJ.

09.06.06 Terminal Pesqueiro 048Vidal O vereador Vidal é um destaque à parte, sem dúvida alguma ele foi um dos que mais lutaram para que o terminal acontecesse. Pois foi várias vezes ao Rio, Brasília, Salvador em várias reuniões, outras vezes trazendo o representante do Governo Federal o Superintendente Jayme Tavares à Paraty.

Estranha-se o fato de na placa não constar nenhuma alusão ao Governo Federal, já que este entrou com parte da verba e é parceiro.

A pesca em Paraty se coloca em lugar de destaque, é a segunda atividade econômica do município. Seu declínio acarreta a queda de outros setores, resultando um desequilíbrio no quadro social. Dos anos 70 a 90, chegou a ser a primeira. Hoje, a cidade têm cerca de 3000 pescadores trabalhando diretamente e gerando quase 2000 empregos indiretos de trabalhadores da pesca; seja na limpeza de pescado, seja no transporte, seja como comerciante ou atravessador e outros mais. 09.06.06 Terminal Pesqueiro 009

Ultimamente o setor pesqueiro vem sofrendo com a falta de apoio e infra-estrutura, assim como a aqüicultura ele também reclama com a falta de apoio através de políticas públicas: não há um programa solidário onde possa beneficiar os milhares de pescadores. Pois, apesar de se ter uma grande produção de pescado, onde, além de abastecer o mercado interno, ainda exporta para o mercados externos como São Paulo e Rio de Janeiro.

Só agora, no governo Lula, com a criação da SEAP e o Ministério da Pesca é que a situação está mudando.

09.06.06 Terminal Pesqueiro 033 Até hoje não havia um local decente para descarga de pescado aqui em Paraty, muitos pescadores descarregavam seus pescados em diversos pontos do município que por vezes não tinham a infra-estrutura básica para o manuseio deste alimento tão precioso.

A situação piora ainda mais na alta temporada que por falta de um local adequado para desembarque do pescado, os pescadores são obrigados a descarregarem suas produções no único Cais Público da cidade, onde também estão as embarcações de turistas tornando a situação ainda mais difícil, pois o trânsito no Cais fica lotado de turistas dificultando o acesso dos Pescadores.

09.06.06 Terminal Pesqueiro 022Jayme Isto agora com a inauguração deste terminal pesqueiro é passado, como disse Jayme Tavares da SEAP “Aqui haverá posto de combustível, fábrica de gelo e toda a infra-estrutura necessária para o pescador. E também nesta parceria com a prefeitura o governo federal entrou com uma parte da verba e a outra ficou por conta do governo municipal”.

09.06.06 Terminal Pesqueiro 031Zezéa Já o prefeito Zezé Porto anunciou a construção de uma nova ponte no rio Mateus Nunes que servirá para escoar a produção pesqueira e mais “Esta é a nossa obra de número 500 e investiremos 40 milhões em Paraty, que nos próximos seis meses ficará como um canteiro de obras”.

Quem foi Nicolau José Albino

Nascido e criado na  Praia do Sono onde se iniciou na atividade de Pesca, a exemplo de quase todos os moradores daquela Praia.

Foi pioneiro na prática de cerco e por várias vezes ensinou aos seus comandados no mar.

Pai de 09 filhos, 26 netos e 16 bisnetos, veio para Paraty onde plantou raízes.

Em sua longa jornada de pescador não abandonav09.06.06 Terminal Pesqueiro 002a sua ferramenta de trabalho, nem mesmo quando o barco estava no estaleiro construindo o Hawai e o Paranawai que fizeram história na família e em Paraty.

Bem-feitor, costumava ir ao cais, mesmo doente, distribuir peixes para os menos favorecido.

Hoje, Nicolau José Albino descansa em paz, pois tem o nome eternizado no Terminal Pesqueiro de Paraty.

Comentários

Alex Albino disse…
Correção:
ERRADA
Nascido e criado no Pouso onde se iniciou na atividade de Pesca, a exemplo de quase todos os moradores daquela Praia.

Correta:
Nascido e criado na Praia do Sono onde se iniciou na atividade de Pesca, a exemplo de quase todos os moradores daquela Praia.