EDITAL DE AUDIÊNCIA PÚBLICA AGENDA 21 da EDUCAÇÃO

 

1. A Comissão de Defesa do Cidadão e do Meio Ambiente da Câmara Municipal de Paraty - CDCMA, no uso de suas atribuições que lhe confere de acordo com o que Dispõe os Artigos 52, 167 e 248 de seu Regimento Interno, juntamente com as escolas da rede estadual e municipal de ensino têm a honra de convidar vossa senhoria para participar da Audiência Pública para tratar dos seguintes assuntos:

- Agenda 21 Escolar;

- Programa Passaporte Verde do Ministério do Meio Ambiente;

- Férias Sustentáveis e;

- Educação Ambiental

2. A citada Audiência se realizará no dia 30 de Junho de 2009, das 09h00min às 13h00min no Salão Nobre da Câmara Municipal, situado à Rua Dr. Samuel Costa, nº. 25, Centro Histórico – Paraty/ RJ.

3. Os interessados poderão encaminhar, até o dia 25 de Junho de 2009, sugestões e comentários, por meio de e-mail dirigido ao endereço do Presidente da Comissão: vereadorvidal@gmail.com , devendo ser utilizado quadro padronizado específico disponível na página Internet (www.vereadorvidal.com.br).

4. A minuta do regimento da AUDIÊNCIA está disponível na página do Vereador Vidal, bem como o respectivo quadro padronizado para apresentação dos comentários e sugestões.

5. Após o encerramento da audiência pública, será elaborada e aprovada uma ATA contendo as diretrizes e parâmetros que deverão servir como base para o andamento e formulação das legislações e processos ambientais do município de Paraty, onde poderão ser realizadas reuniões públicas sob a supervisão da Comissão e das Direções dos Colégios ou do Diretor Relator do processo, com vistas a permitir a todos uma melhor compreensão do resultado da análise, por parte das Autoridades competentes e de toda sociedade paratiense envolvida, das manifestações recebidas.

Paraty/ RJ em 18 de Junho de 2009.

Luciano de Oliveira Vidal

Vereador - Presidente - CDCMA

Anderson Rangel Antunes de Vasconcelos

Vereador – Membro da CDCMA

Ruan Carlos Mineiro

Vereador – Membro da CDCMA

Pauta da Audiência Pública aprovada por unanimidade em Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Paraty, através do Requerimento nº 038/2009 em 06 de maio de 2009, para tratar dos seguintes assuntos:

- Agenda 21 Escolar;

- Programa Passaporte Verde do Ministério do Meio Ambiente;

- Férias Sustentáveis e;

- Educação Ambiental

Data da realização: 30/06/2009 (terça-feira) horário: 09h00min às 13h00min

Local: Salão Nobre da Câmara Municipal de Paraty.

Organograma:

09 h – Abertura (05 minutos) pelo Presidente da Comissão de Defesa do Cidadão e do Meio Ambiente da Câmara Municipal de Paraty.

Formação da Mesa

Formação dos convidados

Exibição do Hino Nacional

Oração inicial

APRESENTAÇÃO

09h15min – Comissão de Defesa do Cidadão e do Meio Ambiente da Câmara Municipal de Paraty – O papel da Comissão no Parlamento Municipal no processo de políticas publicas (5 minutos)

09h20min – CONDEMA Conselho Municipal de Meio Ambiente – Estrutura e Forma de Políticas públicas para coletividade e desenvolvimento sócio ambiental de Paraty (5 minutos)

09h25min - Ministério de Meio Ambiente – Passaporte Verde/ Férias Sustentáveis ( 10 minutos)

09h30min - Apresentação dos alunos representantes pela AGENDA 21 Escolar e da Conferência: “ Vamos Cuidar do Brasil e do município de Paraty.”.

Coordenação Pedagógica do Projeto: Profª Elenildes Reis ( 5 minutos)

Escolas Inscritas (5 minutos cada): CEMBRA – Confirmado.

CIEP D.PEDRO I – A confirmar?

ÁLVARO ALBERTO – Confirmado.

PEQUENINA CALIXTO – A confirmar?

MANGUEIRA – A Confirmar?

Representante das ESCOLAS DA ZONA RURAL – a Confirmar?

Representante das ESCOLAS ZONA COSTEIRA – a Confirmar?

10:15h Autoridades Convidadas: 5 minutos por fala

PRESIDENTE DA CÂMARA

Secretaria de Educação

Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente

Secretaria de Promoção Social Secretaria de Estado de Educação

Programa Saúde da Mulher

Associação Comercial de Paraty

FIPERJ

DER-RJ

Fórum Delis

Supermercado Carlão

Padaria Esperança

Ampla

Eletronuclear

Prefeito de Paraty

Participam da mesa SEM FALA:

Direção do CEMBRA

Direção do CIEP D.PEDRO I

Direção da PEQUENINA CALIXTO

Direção da Escola Álvaro Alberto

Direção da Escola Municipal Mangueira

Direção da Escola Municipal Sérgio Mota

11:35h - Intervalo para o Coffe Brack

11:50 - Debate Público (Inscrição)

12:30h Debate na Tribuna com suas considerações dos Vereadores (5 minutos cada).

13:00h. Aprovação de documento e encerramento.

Completar o tempo após a fala dos Vereadores com votação de documento com requerimento de projetos de Lei e encerramento.

Comentários

Vida longa para divulgação, implementação, mudança de paradigmas, vida longa para os ideais de sustentabilidade, que ainda é UTOPIA.

Vida longa para mulheres e homens DE BEM.

Vida longa para PARATY.

Vidal tem como distribuir nessa audiência pública uma copia para os presentes da minuta da LEI que institucionalizará o Fórum DLIS/Agenda 21 de Paraty?

Em 2010 o Fórum DLIS fará 10 anos e poderemos todos (poder público, setor produtivo e 3º setor - ONG's, associaões, etc) fazer a revisão dos planos para o Desenvolvimento, Local, Integrado e Sutentável de Paraty.

Vamos fazer isso Vidal?

Marcos Marques da Silva.
Conclusões Articuladas de Luciana Cordeiro de Souza, no tema:
“O Saneamento Básico e a vida: breves comentários à Lei 11.445/2007”.

1 – Água é vida. Água não tratada, poluída e/ou contaminada é igual a adoecer e morrer. Os rios, córregos, lagos, e o próprio solo vêm recebendo nossos esgotos/resíduos que são despejados IN NATURA em nossas fontes de abastecimentos, de tal forma que podem comprometer tanto a água superficial como a subterrânea.

2 – Os dados revelam que 47,8% dos municípios brasileiros não têm coleta de esgoto; 32% só coletam e apenas 20,2% coletam e tratam seus dejetos. E, que 79,8% dos municípios brasileiros lançam seu esgoto diretamente em cursos d’água.

3 – A questão do saneamento sempre foi relegada a um plano inferior nas preocupações políticas dos Estados; o Brasil, felizmente, tem sua novel lei e cria uma política para tratar seus esgotos/resíduos, o que pode representar uma luz no fim do túnel no momento atual de desequilíbrio ambiental que vivemos.

4 – Referida lei prevê instrumentos eficazes para esta efetividade, merecendo destaque, a gestão associada e o controle social, sendo que neste último, por meio de órgãos colegiados todos os entes da coletividade participarão desta política.

5 – A ONU declarou que o ano de 2008 foi o Ano Internacional do Saneamento e Esgotamento Sanitário, a fim de sensibilizar os demais Estados a adotarem políticas semelhantes de saneamento na busca de conferir dignidade à pessoa humana.
Página 451 do Livro Meio Ambiente e acesso à justiça, flora, reserva legal e APP
Volume I: Teses de Profissionais – trabalhos executados no 11º Congresso Internacional de Direito Ambiental.
teste disse…
Minha cara, infelismente em quanto os demais ente publico, principalmente o poder executivo não for mais organizado e eeficiente nesta questão, sempre vamos sofrer com essa situação, o que precisa na verdade e vontade politica do nosso poder executivo na implementação dessas ações dentro do nosso municipio e para isso a população, juntamente com o poder legislativo precisa precionar as autoridades competentes para tomarem as competencias necessárias. Por tanto me coloco sempre a disposição da sociedade neste sentido.

Vale.: Vidal