Câmara Municipal pede esclarecimentos a Petrobrás.

Prefeitura e Câmara se reuniram hoje 28/08 no Paço Municipal com o Gerente Setorial de Meio Ambiente da Petrobras Marcos Vinicius de Mello, o objetivo foi se interar sobre o PEA- Rio (Programa de Educação Ambiental do Rio de Janeiro). O Programa  promove ações que fortalecem a participação das comunidades nos processos sociais e ambientais nas regiões em que se encontram.
- Este Programa é um dos projetos exigidos pelo Licenciamento Federal de Petróleo e Gás no mar, conduzido pela CGPEG/IBAMA com objetivo de minimizar os impactos causados pelos empreendimentos da Petrobrás na Bacia de Santos, explicou o Gerente.   
O motivo da reunião foi à aproximação e participação da Prefeitura de Paraty dos dados recolhidos até agora pelo Programa PEA – Rio. O Vereador Vidal vinha recebendo muitos questionamentos sobre a ação da Petrobrás junto a algumas comunidades costeiras do Município de Paraty.
- Tomei a iniciativa de propor esta reunião na intenção de esclarecer o conteúdo dessas ações e dizer a Petrobrás que precisamos e queremos participar deste relatório final. Sei que a administração anterior não tomou conhecimento dessas pesquisas, mas agora os tempos são outros e podemos contribuir bastante com esses estudos, explicou Vidal.
Marcos Vinicius comentou que se surpreendeu com a organização e vontade de trabalhar dos participantes da reunião e prontamente acolheu no seu grupo de trabalho pessoas indicadas pelas Secretarias de Pesca, Meio Ambiente, Habitação, Cultura e Colônia de Pesca.
Em breve outra reunião será agendada para se discutir pontos específicos do relatório da PEA-Rio:

- Calculamos cerca de 30 a 40 anos para a exploração do pré-sal, portanto temos muito que conversar, conviver e preparar o futuro desta região e de suas gerações, concluiu o Gerente.   

Comentários