PASSAPORTE VERDE - Férias para o planeta!

09.05.12 Passaporte Verde e Várzea 003Ana e Vidal Aconteceu na Casa de Cultura de Paraty, no dia 11 de maio a reunião do Comitê Gestor do Passaporte Verde. Estiveram presentes as seguintes entidades: Agencia Paraty Adventure, Grupo Gestor / Ilha do Araujo, SECTUR/PMP, APA Cairuçu / Parna Bocaina, MMA / Campanha Passaporte Verde, Associação Casa Azul, IPHAN Paraty, Folha do Litoral, Jornal da Cidade, Paraty Viva, Escola Mangueira/SME; Artesanato Solidário; Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, Besser Consultoria / SEBRAE, Pital Turismo, Projeto Bolsa Verde / Associação Quintais, Grupo Gestor - Bares e Restaurantes, Associação Cairuçu, SEBRAE Paraty, Liberty, Projeto Bolsa Verde, Casa Escola, Dep. Educação Ambiental / SME, APA Cairuçu, UFRJ, COMDEMA, Associação Moradores São Gonçalo, Séc. Agricultura e Pesca/PMP e COMDEMA e o vereador Luciano Vidal.

09.05.12 Passaporte Verde e Várzea 004Ana falando Quando o assunto é meio ambiente, não se pode relaxar nem na hora do descanso. Para não comprometermos o bem-estar das futuras gerações, temos que ter atitudes responsáveis em nosso cotidiano, mas, para além do dia a dia, temos que cuidar que nossas viagens não prejudiquem ambientes, biodiversidade e comunidades dos locais que visitamos. Assim, também estaremos garantindo boas férias para todos e por muito tempo.

Assim começa o provável texto de abertura do site de Paraty no que se refere ao Passaporte Verde.

É um chamamento de nossas responsabilidades para com a natureza, que apesar de se falar muito no assunto, mas, parece que fica só no falar.

Basta! É preciso ATITUDE! Isto mesmo!

09.05.12 Passaporte Verde e Várzea 008Vidal No sítio, ainda em construção, você vai encontrar reflexões e dicas sobre a escolha dos seus destinos turísticos, o que levar e o que não levar na bagagem, como se locomover, onde se hospedar, onde e o que comer, como se divertir, o que trazer e o que não trazer, além de recomendações sobre como se comportar durante o convívio com diferentes populações e ecossistemas.

Dezenas de lugares legais já foram totalmente modificados pelo turismo excessivo e descontrolado, mas ainda existem muitos recantos originais, como o nosso, no Brasil e no mundo para você viver.

Tomara que você tenha as oportunidades para conhecer e ajudar a preservar alguns deles.

Use suas férias para contemplar novas paisagens antigas, como o Centro Histórico de Paraty, e ter aquele revigorante contato com a natureza, com as gentes do país, as culturas e as mais diferentes situações. Embarque com responsabilidades e tenha boas viagens!

Comentários

É.

Nossos estudantes hoje são os que devem ocupar os lugares para em breve produzirem o seu sustento.

Pergunto: temos vagas de trabalho para todos em Paraty? É certo que não, alguns de nossos jovens irão ganhar a vida em outros lugares, mas certamente sempre virão vizitar Paraty.

Quantas vagas de empregos Paraty disponibiliza por ano?

Qual o melhor caminho a perseguir?

Temos gente capaz de avaliar o planejamento que a Prefeitura fez em 2000 - GOV. DEDÉ - junto com o Fórum DLIS e tocado pelos governos seguintes de uma forma ou outra?

Vidal sugiro que o legislativo lidere essa revisão do diagnóstico de desenvolvimento, local, integrado e sustentável patrocinado pelo SEBRAE-RJ no ano de 2000.

Sugiro divulgar fazendo a distribuição aos presentes a minuta da lei que institucionará a Agenda 21 de Paraty, aproveitando a audiência pública do dia 30 de junho de 2009, às nove da manhã no Salão Nobre da Câmara dos Vereadores de Paraty.