Iluminação na Ponte da Chácara e Escolas na Zona Costeira


Duas indicações foram feitas pelo vereador Luciano Vidal na sessão da Câmara do dia 06 de maio, são elas: Iluminação Pública Ponte da Chácara e três escolas públicas para zona costeira.

A primeira que indica a colocação de Iluminação Pública na Ponte nova que interliga os bairros do Caborê com a Chácara foi solicitada a Secretaria Municipal de Obras, atendendo ao pedido das comunidades da Chácara e Caborê, que sejam colocados Luminárias do tipo Refletores Florescentes, para clarear a referida Ponte Nova que interliga: os dois bairros durante a noite, afim de se evitar maiores perigos e transtornos aos moradores e usuários deste bem comum da sociedade paratiense.

A justificativa dessa indicação é porque a ponte ao escurecer, fica perigosa, devido a sua baixa visibilidade, e podendo colocar os moradores e usuários em riscos ao transitarem neste bem comum, pois além de ficar escuro, o local, esta sendo utilizado, por usuários de drogas, que procuram a parte mais escura para praticar este ato inaceitável, e que coloca todos em estado de tensão e medo quando utilizam esta via entre um bairro ao outro. Neste sentido, se faz necessário, a colocação de Luminárias o mais breve possível, para dar mais segurança e tranquilidade aos moradores e usuários desta via de acesso.


ESCOLAS PÚBLICAS

A outra indicação é para a construção de três escolas públicas municipais na Zona Costeira de Paraty, que funcionariam como escolas polos para ensino de Primeiro Grau (5 a 8 série) nas comunidades de Laranjeiras, Pouso da Cajaíba e Paraty-Mirim.

Os (03) Três pontos mencionados, são estratégicos para concretização deste tão importante beneficio, senão vejamos:

1 – Escola de Laranjeiras – Poderá ser uma escola Pólo, devido as suas condições geográficas, que contemplaria as seguintes comunidades (Ponta Negra, Praia do Sono, Trindade, Patrimônio e Laranjeiras;

2 – Escola do Pouso da Cajaíba – Poderá ser uma Escola Pólo, devido as suas condições geográficas e agregaria as seguintes comunidades da Região (Cairuçu das Pedras, Ponta da Cajaíba, Saco da Anchovas, Saco Claro, Ponta da Cajaíba, Praia Grande da Cajaíba, Calhaus e Pouso da Cajaíba).

3 – Escola do Paraty – Mirim – Poderá ser uma Escola Pólo, devido as suas condições geográficas e agregaria as seguintes comunidades da Região (Saco do Mamanguá, Ilha do Algodão, Saco do Funil, Fundão, Pedras Azuis e Paraty – Mirim.

Vale ressaltar que estas comunidades da Zona Costeira, são isoladas devido as suas condições geográficas e que não possuem acesso via terrestre, o que dificulta os alunos a se engressarem no ensino fundamental, pois o ponto mais próximo, seria no centro da cidade, onde já há uma pressão muito grande no centro de Paraty, pois a realização destes Pólos Educacionais na Zona Costeira, alem de dar dignidade a estas famílias que residem nestes locais, desafogaria as escolas do Centro da Cidade. E nada mais justo do que o acesso à escola que é um dever de todos.

Comentários