Nesta sessão do dia 19 de agosto o vereador Vidal apresentou quatro indicações sendo elas: uma que pede Apoio governamental para Transporte Publico para os alunos dos Cursos de ensino superior no Consórcio CEDERJ no município de Angra dos Reis; a outra que pede Iluminação Publica na via de acesso da Rua do Condomínio Bela Vista até o aglomerado comunitário da Família do falecido Sr. Paulo Gomes no alto do Bairro da Praia Grande; Implantação de Linha Direta entre o município de Paraty com município de Angra dos Reis; Pavimentação da via de acesso a partir do final da Rua do Condomínio Bela Vista até o aglomerado comunitário da Família do falecido Sr. Paulo Gomes no alto do Bairro da Praia Grande e um requerimento que reitera o Requerimento 037/ 2009 que dispõe sobre pedido de Anistia da Cobrança de Taxa de Água e informações complementares sobre o tipo de tratamento de água existente em nosso município.
Transportes para os estudantes da CEDERJ
Com relação a primeira indicação a que pede Apoio governamental para Transporte Publico para os alunos dos Cursos de ensino superior no Consórcio CEDERJ no município de Angra dos Reis foi encaminhada para a Secretaria Municipal de Governo.
Justifica-se antes de tudo, a solidariedade para apoio governamental a estes alunos do município de Paraty, que estão cursando os diversos cursos de ensino superior no sistema de Consórcio Estadual de Educação no município de Angra dos Reis, sabedores que estes Cursos são de forma gratuita, porém necessitam de um empenho e tomada de tempo dos mesmos para se qualificarem. Outro fator importante é que estas pessoas estão fazendo estes cursos pelo simples fato de ser gratuitos, e que por este motivo, não têm condições financeiras.
Lembramos também, que o apoio ao ensino, é um dever de todos (Art. 34 da Constituição Federal) e que o poder Publico Municipal, tem que se preocupar sim a cada dia com a melhor qualificação do nosso povo. haja vista que por falta de uma boa qualificação profissional ele, o povo, acaba ficando cada vez mais desqualificados, e deixando que diversos cargos importantes do município sejam preenchidos pela simples falta de mão de obra qualificada o que também vem a causa um abalo no sistema socioeconômico.
É importante lembrar, que nos Países de primeiro mundo, os governantes dão todo o apoio necessário para boa formação e qualificação profissional de seus cidadãos, o que faz com que cada vez mais estes Países continuem com status de Primeiro mundo, devido à boa qualificação profissional de sue povo.
Por tanto, é importante que o Poder Público municipal, apóie qualquer tipo de iniciativa de qualificação Profissional, principalmente fora do território municipal e/ou que busque forma adequada para qualificação dos mesmos.
E importante salientar que tal recurso não saia da Secretária Municipal de Educação, e sim de outros meios, haja vista que os recursos desta Secretária são limitados, e não chega a suprir todas as suas necessidades como pode-se verificar ao término duma reunião com Diretores, Professores, Alunos e a Secretária Municipal, por tanto o vereador faz apelo para o espírito de bom senso do Prefeito Municipal, observando a necessidade de se remanejar tal recuso para apoio Educacional a estes alunos que deverão ser contemplados por outros meios desde que não seja dos recursos próprios da Secretaria Municipal de Educação.
Iluminação Pública na Bela Vista
Quanto a indicação que pede Iluminação Publica na via de acesso da Rua do Condomínio Bela Vista até o aglomerado comunitário da Família do falecido Sr. Paulo Gomes no alto do Bairro da Praia Grande foi pedido para solicitar da Secretaria Municipal de Obras e Transportes e a AMPLA Companhia de Energia Elétrica no Estado do Rio de Janeiro, que seja implantado o sistema de Rede de Baixa Tensão na Rua do Condomínio Bela Vista e a Expansão de Rede até o aglomerado comunitário da Família do falecido Sr. Paulo Gomes no alto do Bairro da Praia Grande, para que seja colocada nos determinados locais Iluminação Publica para beneficiar todos os moradores desta região.
Justifica-se pois o local não tem Iluminação Publica e que do trecho da BR 101 que da acesso a comunidade até o final da Rua do Condomínio Bela Vista, já há a implantação de extensão de Rede, mas não de Baixa Tensão e do trecho de acesso do final da referida estrada do Condomínio até a comunidade, não tem nem se quer a expansão de rede, por isso se faz necessário que seja implantado este sistema para beneficiar as diversas famílias residentes nesta região. Outro fator preocupante é a escuridão que fica no local, ocasionando perigos aos moradores, quando anoitece, principalmente pela precariedade de acesso que liga o trecho entre o Condomínio até a Comunidade pela falta de uma boa manutenção.
Esta INDICAÇÃO foi feita, após visita e reunião do vereador Vidal com aquela comunidade.
Linha direta Paraty X Angra
Já para a indicação que solicita a Implantação de Linha Direta entre o município de Paraty com município de Angra dos Reis foi encaminhada para o Prefeito Municipal de Paraty, Sr. José Carlos Porto Neto e ao DETRO RJ, Departamento de Transporte Rodoviário do Estado do Rio de Janeiro, para solicitar da Secretaria Municipal de Obras e Transporte e a COLITUR – Transporte Rodoviário.
Segundo o vereador “ isto é um absurdo o fato de não se ter uma linha direta entre o município de Paraty com o município de Angra dos Reis, e um ônibus decente e confortável para os usuários, haja vista que a determinada linha, é longa e cansativa, pois há inúmeras reclamações da sociedade quanto esses aspectos, pois os ônibus que fazem estas linhas são do sistema Coletivos. E tem mais, continua o vereador, os ônibus que fazem este percurso param em todos os pontos, um trajeto que levaria uma hora de viagem, acaba levando aproximadamente duas e meia, o que torna muito cansativo, sem contar com a falta de conforto que os ônibus desta linha oferece ao cidadão.”
“Da mesma forma, diz o vereador, não podemos entender porque esta Linha que é intermunicipal deixou de ser uma Linha direta, lembramos que no passado já existiu e que atualmente não sabemos qual o motivo que esta foi extinta.”
Mostrando certa irritação ele continua: “Gostaria, no entanto, saber do poder executivo Municipal e do DETRO – RJ, se estes procedimentos são legais de fazer uma Linha Intermunicipal em sistema de Transporte Coletivo, e ainda mais em ônibus não confortáveis que não sejam executivos.”.
E termina apelando às autoridades competentes, “que seja solicitado da empresa COLITUR, a obrigatoriedade URGENTE – URGENTISSIMA da colocação de Linhas Direta e Ônibus Executivos para o município de Angra dos Reis e vice e versa, quanto mais rápido possível, a fim de atender uma demanda das sociedades Angrense e Paratiense.”.
Pavimentação na Bela Vista
Na indicação que pede a Pavimentação da via de acesso a partir do final da Rua do Condomínio Bela Vista até o aglomerado comunitário da Família do falecido Sr. Paulo Gomes no alto do Bairro da Praia Grande que foi encaminhada para a Secretaria Municipal Obras e Transportes tem como justificativa o que se segue:
Justifica-se a grande necessidade de se realizar a pavimentação no determinado trecho que liga o final da estrada do Condomínio Bela Vista até o aglomerado comunitário da família do Sr. Paulo Gomes no alto da Praia Grande, pelo fato de que esta via de acesso encontra-se em estado precário e prejudicial aos moradores, principalmente para as crianças e aos idosos que transitam na mesma, sendo ainda de difícil acesso para locomoção de automóvel devido o seu estado de abandono e precariedade de pavimentação.
Nota se ainda, o fator de injustiça notoriamente, é que até o Condomínio Bela Vista, obtém a pavimentação perfeitamente, e no local onde esta se indicando a pavimentação para as famílias carentes deste local, encontra-se abandonados, e em péssimo estado de conservação.
Por tudo isso, e por ser uma forma de justiça, é que se solicita a pavimentação URGENTE – URGENTISSIMA da determinada comunidade, e caso não seja possível, que seja realizado pelo menos um paliativo com a manutenção de maquinário, e que seja colocado materiais tipo saibro como forma preventiva.
Informamos ainda para os devidos fins, que esta INDICAÇÃO foi feita, após visita e reunião deste vereador com aquela comunidade, neste sentido, é que pedimos, e apelamos pelo bom senso deste poder executivo na realização desta tão importante obra para aquele local.
Novamente a isenção da taxa de água
Quanto ao último assunto, um requerimento que reitera o de nº 037/ 2009 que dispõe sobre pedido de Anistia sobre a Cobrança de Taxa de Água e informações complementares sobre o tipo de tratamento de água existente em nosso município. Esta reiteração dos pedidos de informações, esclarecimentos e anistia da cobrança de taxa de água solicitado anteriormente através do Requerimento n 037/ 2009 ao poder executivo deste município, e que seja oficiado ao Prefeito Municipal de Paraty e ao Secretário Municipal de Obras e Transporte a prestarem as devidas informações desta natureza e que infelizmente até o presente momento não obtivemos nenhuma informação por parte deste poder executivo a fins de se evitar maiores transtornos futuramente.
Desta forma, ressalta-se ainda a importância das respostas solicitadas através do Requerimento n 037/ 2009, aprovado na Sessão do dia 17 de abril do corrente ano, e encaminhado ao poder executivo para prestar os esclarecimentos necessários a aquela egrégia casa, fazendo com que a Câmara mantenha as informações correta a toda sociedade Paratiense, e que também, não se possa deixar passar despercebida a tona deste processo já anteriormente mencionado.
Comentários